EZEQUIEL O PROFETA.
INTRUDUÇÃO.
O profeta Ezequiel, segundo minhas pesquisas.
Estas pesquisas não são de forma nenhuma um material incontestável. Se eu imaginasse isto, certamente não faria atualizações posteriores. E que com certeza, farei quando se fizer necessário.
Também não sou teólogo, o que poderia me fazer contaminado com alguma bandeira ideológicas e religiosa. Por outro lado, estou preso à Cristo, assim fazendo-me cauteloso nas minhas publicações para que este material seja instrutivo e para a gloria de Deus.
Ezequiel 1:3
"Veio expressamente a palavra do SENHOR a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar, e ali esteve sobre ele a mão do SENHOR."
Ezequiel era filho de sacerdote, e estava consciente de todo ritual diário do santuário, suas normas e simbolismos. Seu nome significa, "Deus fortalece" ou "Deus o torna forte".
O profeta Ezequiel era casado, porém sua esposa acabou falecendo repentinamente durante o cativeiro. Isso aconteceu pouco antes da cidade de Jerusalém ser destruída pela ofensiva do Império Babilônico em 586 a.C. Não é feita qualquer menção na Bíblia sobre possíveis filhos de Ezequiel.
A morte súbita de sua esposa foi anunciada por Deus, e o profeta foi proibido expressamente pelo Senhor de se lamentar pelo triste acontecimento. Ele não pôde realizar qualquer rito relacionado ao luto (Ezequiel 25:15,16). Essa proibição serviu como um sinal do que os habitantes da cidade de Jerusalém viveriam. (Ezequiel 24:19-27). Após ter sido levado cativo, o profeta Ezequiel se estabeleceu junto ao rio Quebar, na vila de Tel-Abibe, perto de Nipur, na Babilônia (Ezequiel 1:1; 3:15). Após cinco anos vivendo no Exílio, ele recebeu sua chamada profética. O profeta vivia em sua própria casa, onde os anciãos vinham consultá-lo (Ezequiel 3:24; 8:1; 14:1; 20:1; cf. Jeremias 29:1-7).
Acredita-se que Ezequiel iniciou seu ministério por volta dos 30 anos; pois um sacerdote iniciava seu ministério de 20 a 30 anos. Ou seja, ele tinha a idade semelhante a de Cristo, quando iniciou Seu ministério no santuário Celestial.
A vida de Ezequiel como filho de sacerdote ilustra bem o que Cristo era, ele era o "Filho de Deus" e filho de sacerdote, e tinha o direito ao sacerdote Celestial. No santuário Celestial somente Deus pode oficializar como sacerdote. Nenhum ser humano em sua essência pode exercer esta função. Não temos seres humanos intercedendo perante Deus no Céu. Somente Deus que se fez homem na essência de Deus poderia exercer esta função diante de Deus.
No livro de Daniel, é apresentado uma profecia onde apresenta quando Cristo teria a oportunidade de exercer sua tarefa como intercessora diante de Deus no Santuário de Deus. No Céu somente Deus tem esta tarefa. Um Deus que se fez homem mas não perdeu a essência de Deus.
Para entender esta profecia você pode acessar este link.
Você pode notar que no ano 31 Jesus ressuscita e logo segue para o Céu, e entrou em um santuário edificado por Deus não pelo homem. Hebreus 8:01,02
"ORA, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade, Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem. "
- a forma desta casa
- a sua figura
- as suas saídas
- as suas entradas
- todas as suas leis
Comentários
Postar um comentário